Mudar-se pode ser estressante, especialmente se você for desorganizado e não tiver um plano. Mas não precisa ser assim. Ao implementar uma estratégia de embalagem, você pode reduzir o estresse, manter o foco e estar pronto para o dia da mudança em um piscar de olhos. Não sabe por onde começar? Essas cinco abordagens para a mudança fornecerão uma estrutura para ajudá-lo a implementar a melhor estratégia para você com base na sua situação e no seu orçamento.
Método KonMari
Já ouviu falar? Este método é especialmente bom se você morou em sua casa atual por muitos anos e acumulou muitas coisas que não deseja mover para a próxima casa. Pense nisso, como o Método KonMari™ aplicado à mudança. Você cria três pilhas – lixo, doa e empacota – e, conforme reúne os itens para empacotar, coloque-os em uma das pilhas.
Antes de começar, reúna o material de embalagem. Você precisará de caixas de mudança, sacos de lixo, fita adesiva e canetas de marcação. Além disso, você deseja configurar seu espaço de trabalho em uma área que possa acomodar suas três pilhas e ainda dar a você espaço para montar e embalar as caixas. Se necessário, mova a mobília e a desordem para outra parte da casa para criar espaço suficiente.
Comece com o cômodo menos usado da casa. Um quarto de hóspedes, por exemplo, seria uma boa escolha. Mova os itens desta sala para a sua área de preparação e passe por cada um de cada vez, colocando-os em uma das três pilhas. Evite fazer uma quarta pilha para aqueles itens com os quais você não consegue decidir o que fazer agora. Você só terá que revisitar o item mais tarde, então você pode muito bem lidar com ele.
Quando você terminar uma sala, passe para o próximo cômodo. Ou não. Também não há problema em pular de um cômodo para outro com esse método, lidando primeiro com a desordem e com os itens menos usados em sua casa. À medida que o dia da mudança se aproxima, você pode lidar com itens mais essenciais. No entanto, como a maioria dos itens será essencial nesse ponto, é provável que você apenas empacote – não os jogue fora ou doe.
Durante o processo, mantenha suas pilhas sob controle. Doe itens conforme a pilha se torna muito difícil de manejar, jogue fora os sacos de lixo enquanto eles enchem e encaixote os itens que deseja mover. Certifique-se de etiquetar cada caixa com o cômodo a que pertence.
Método Codificado por Cores
Se você estiver se mudando para uma casa com uma planta baixa radicalmente diferente ou se estiver reduzindo, este método pode ajudá-lo a colocar seus itens no cômodo certo com o mínimo de dor de cabeça. Como no método anterior, você começará configurando uma área de preparação em uma sala com muito espaço. Você também vai querer reunir caixas de embalagem, fita de embalagem e etiquetas de móveis com código de cores.
Para começar, liste todos os cômodos de sua nova casa e faça uma caixa para cada um. Em seguida, designe uma cor para cada cômodo. Você pode comprar etiquetas móveis com código de cores pré impressas nas salas comuns. Se você os tiver, basta colar a etiqueta apropriada em cada caixa.
Ao passar por sua casa, traga itens para sua área de preparação. Determine onde você deseja aquele item em sua nova casa e coloque-o na caixa daquele cômodo. Mantenha uma caixa de doações e um saco de lixo à mão para os itens que você não deseja mais. Ao terminar uma caixa, lacre-a e monte uma nova caixa para ocupar o seu lugar.
No dia da mudança, coloque uma etiqueta na porta de cada cômodo na nova casa (certifique-se de que ela possa ser facilmente removida sem danificar a pintura) para que os carregadores vejam quais caixas devem ser colocadas em cada cômodo.
Método quarto por quarto
Este método popular se concentra em limpar um cômodo de cada vez em sua casa atual. Você se concentra em um cômodo de cada vez, empacotando e limpando tudo naquele cômodo. Quando terminar, feche a porta dessa sala. Como antes, você desejará escolher uma área de preparação e coletar seus suprimentos antes de começar.
Este método também funciona bem com outros métodos. Você pode combiná-lo com o método codificado por cores facilmente, especialmente se você tiver cômodos semelhantes em sua nova casa. Ou você pode trazer os itens de cada sala para suas pilhas no método de organização.
Método Amigos e Família
A maioria de nós acaba listando amigos e familiares para nos ajudar na mudança, mas você pode fazer isso de forma eficaz e não tão eficaz. Se você não tem um plano, a ajuda de amigos e familiares pode ser estressante para você e frustrante para eles. Não deixe isso acontecer.
Em vez disso, sente-se com uma caneta e papel logo depois de saber que você se mudará e liste todas as tarefas que precisam ser concluídas para sua mudança. Em seguida, divida essas tarefas em tarefas que podem ser feitas com antecedência e outras que só podem ser concluídas no dia da mudança. Você vai querer que o que pode ser feito seja concluído com antecedência. Nada é mais frustrante do que concordar em ajudar um amigo apenas para descobrir no dia da mudança que ele está apenas começando.
Enquanto faz as malas e se prepara para a mudança, pergunte a seus amigos e familiares se eles podem ajudar no dia da mudança. Faça uma lista daqueles que dizem sim. Em seguida, combine as tarefas com aqueles que concordaram em ajudar. As crianças mais velhas podem arrumar seu próprio quarto (antes do dia da mudança) e ajudar a carregar os itens para o veículo da mudança. Seu irmão pode ser uma boa escolha para mudar a mobília e ligar a TV na nova casa.
O Método Profissional
Embora não seja o mais econômico, contratar uma empresa de mudanças profissional para embalar e carregar sua mudança pode ser o menos estressante e exigir o mínimo de tempo e esforço de sua parte. Além disso, a possibilidade de ocorrer contratempos e prejuízos será bem menor.