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Quanto mais tempo você vive em uma casa, mais tende a acumular coisas sem perceber o que já possui. Um inventário doméstico, que pode levar de algumas horas a um dia inteiro, dependendo de quão minucioso você deseja ser, é uma ótima maneira de controlar seus pertences, oferecendo benefícios úteis que vão muito além de apenas ter uma contabilidade básica.

Se você tem algum tempo disponível, coloque-o em prática realizando um inventário doméstico atualizado e preciso. Esse processo simples não exige muito e, mais tarde, economizará muito tempo se ocorrer algum imprevisto com prejuízos na sua mudança.

Então, por que um inventário doméstico é tão importante? Abaixo, vamos descrever o propósito por trás de um inventário doméstico abrangente, além de dicas sobre como fazer isso da maneira certa.

O que é um inventário doméstico?

Um inventário doméstico é simplesmente uma lista completa de todos os itens que você possui em sua casa. Isso inclui itens valiosos como móveis, eletrônicos e joias, bem como itens essenciais, como roupas e lençóis. A ideia é ter um detalhamento total do que você possui para que tenha um ponto de referência rápido quando e se for necessário, especialmente quando você estiver se mudando.

Mudança: Ao contratar uma empresa de mudanças, você precisará fornecer um inventário o mais preciso possível de seus pertences, para que seus transportadores possam fornecer uma cotação e garantir que enviem o caminhão de tamanho certo e o número adequado de funcionários. Embora muitas empresas de mudanças façam um inventário geral por conta própria (pessoalmente ou virtualmente), ter um inventário doméstico acessível pode economizar muito tempo nas duas pontas.

Como fazer um inventário doméstico

Para fazer o inventário da sua casa, você precisará percorrer cômodo por cômodo da sua casa e registrar cada item, bem como sua descrição geral e valor estimado. Conforme você avança, reúna todos os recibos, contratos de compra ou outra documentação que possa ajudá-lo com suas avaliações de estoque e armazene esses documentos para que você tenha tudo de que precisa caso tenha de fazer uma reclamação.

As imagens também são benéficas, então tire fotos de seus pertences e armazene-as em um arquivo designado que você pode acessar facilmente mais tarde, se necessário. Em particular, certifique-se de tirar fotos de seus itens de alto valor, uma vez que o reembolso será baseado em parte na condição deles.

Dicas para fazer seu inventário

Mesmo com as ferramentas ou modelos certos, um inventário doméstico pode ser um processo complicado para começar, especialmente se você mora na mesma casa por muitos anos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar.

Comece com as coisas grandes: Começar com itens maiores o ajudará a fazer um bom progresso desde o início, para que fique motivado para continuar. E embora o valor nem sempre esteja diretamente relacionado ao tamanho (caso em questão, joias, telefones celulares e outros bens pequenos, mas altamente valiosos), é provável que muitos dos itens caros em sua casa também sejam grandes em estatura. Então, conforme você avança de cômodo em cômodo, inventarie as coisas grandes primeiro e depois vá para os itens pequenos em gavetas e armários.

Faça cópias: Um inventário doméstico não será muito útil se for destruído, perdido ou se tornar inacessível. Para cobrir o máximo de bases possível, mantenha várias cópias de seu inventário, incluindo uma cópia digital e uma em papel. 

Atualizar e revisar: Já mencionamos que é importante que você atualize seu inventário doméstico com novos itens à medida que os obtém. Além disso, você também deseja revisar sua lista de inventário doméstico para remover todos os itens que não possui mais. Se você vender algo ou atualizá-la com algo novo, certifique-se de que ela não esteja mais registrada em seu inventário.

Não se esqueça dos documentos: Documentos importantes não têm necessariamente um valor de etiqueta de preço, mas isso não significa que você não deve registrá-los. Liste e descreva tudo, desde certidões de casamento a títulos, tirando imagens para referência futura. Certifique-se de anotar na descrição onde esses itens são armazenados, caso você tenha dificuldade para encontrar algo de que precisa. A propriedade de uma casa implica muitas responsabilidades, e isso inclui a manutenção de um inventário preciso.

Mudança compartilhada no RS

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Vai se mudar para uma localidade distante dentro do estado do Rio Grande do Sul? Verifique as vantagens de uma mudança compartilhada antes de contratar o serviço tradicional.

A modalidade de mudança compartilhada consiste em repartir o espaço do caminhão com outras pessoas que também demandam o serviço para uma região em comum, que seguirá na mesma rota. Este tipo de mudança pode resultar em uma economia bastante expressiva no seu investimento.

Sabemos que mudanças interestaduais são mais caras e ainda mais com o valor do combustível aumentando cada dia mais. Dividir as despesas é um bom negócio para a transportadora e também para os contratantes.

Imagine que você vai mudar de Porto Alegre à Uruguaiana, uma viagem longa, de mais 600 quilômetros. Se você puder planejar com antecedência a sua mudança, é possível entrar na modalidade compartilhada com outras pessoas que seguirão no mesmo destino e dividir o caminhão. A longa distância permitirá paradas em cidades dentro da rota.

É claro que a mudança compartilhada tem suas vantagens e desvantagens. Além de não ser dedicada somente à sua necessidade, o tempo de realização se dará de acordo com outras demandas. Desta forma, você deverá ter margem de tempo, um planejamento cronológico flexível.

Geralmente, esta modalidade é indicada para pequenas mudanças, que podem perfeitamente se dividir entre outras duas ou três. De acordo com a procura a transportadora destinará o veículo com a capacidade adequada.

Se você optar por contratar este tipo de serviço, certifique-se sobre a experiência da empresa, profissionais qualificados e treinados para aproveitamento do espaço no caminhão sem que os pertences de cada cliente sofram danos ou riscos.

Ainda, deve a empresa manter seus veículos sempre revisados e higienizados para que possam realizar longas viagens, ainda mais em tempos de pandemia. Por último, é indispensável para empresas de mudanças contar com métodos e sistemas de organização, onde cada mudança é catalogada item por item, dando agilidade e praticidade, além de segurança para cada pertence.

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Saindo do estado para outro? Desde empacotar pertences e encontrar um lugar para morar até considerar opções de mudança e fazer novos amigos, mudar para um estado diferente é um processo demorado que exige paciência e planejamento. Se você não tem certeza de como se mudar para outro estado, podemos ajudar. Nossa lista de verificação de mudança de estado torna a mudança mais fácil.

Lista de verificação para realizar sua mudança interestadual:

Visite seu novo estado e cidade

Primeiramente, se for possível, visite o estado e bairro que deseja se realocar. Vá e leve um guia com você ou dirija-se ao centro de visitantes da cidade para folhetos, mapas e recomendações. Se ficar em um hotel, peça sugestões ao “concierge”. Você também deve ser capaz de encontrar muitas informações sobre sua nova cidade e estado por meio de sites de pesquisa e avaliação da Internet.

Orçamento de acordo

Mudar de estado não será barato. Para calcular seu orçamento, comece com quanto você deseja e pode gastar nessa empreitada. Em seguida, liste todas as despesas de mudança necessárias. Lembre-se de reservar um pouco de dinheiro extra para despesas inesperadas. Além disso, se estiver se mudando para um emprego novo, certifique-se de verificar se o seu empregador planeja cobrir parte ou todas as suas despesas de mudança.

Escolha uma data de mudança com antecedência

É hora de escolher uma data de mudança! Ao se mudar para outro estado, certifique-se de considerar a disponibilidade da empresa de mudança, seu horário de trabalho, preocupações familiares e clima ao selecionar uma data de mudança. Acredite ou não, quando você se muda, o clima também pode afetar o custo de sua mudança. Aqueles que se mudam nos finais de semana, feriados ou durante o verão provavelmente terão maior demanda, menor disponibilidade de datas, portanto, taxas de mudanças mais altas. Por outro lado, se você escolher se mudar durante a semana, quando não é o pico da temporada de mudanças, então você provavelmente fará uma mudança menos dispendiosa.

Organize todos os suprimentos necessários para mudança

De caixas de transporte, plásticos, espumas, a rolos de bolha e fita de embalagem, você precisará de muitos suprimentos para movimentação. Certifique-se de fazer o pedido dos suprimentos de mudança pelo menos um mês antes para que você possa começar a embalar o mais rápido possível.

Elabore um plano estratégico de embalagem

Antes de empacotar suas coisas, estabeleça um cronograma e um plano de embalagem. Recomendamos embalar todos os itens não essenciais primeiro. Os itens não essenciais são tudo o que você não precisará nas semanas que antecedem a mudança, incluindo livros, itens de decoração para a casa e eletrônicos. Para facilitar a sua embalagem, doe itens que você não precisará na nova casa para uma instituição de caridade.  

Pense no seu carro, como vai levar

A menos que você esteja pensando em dirigir até a nova casa, precisará contratar um serviço de transporte de automóveis para fazer isso por você. Há várias opções de remessa a serem consideradas, incluindo remessa do carro no próprio caminhão de mudança, contratar um motorista ou enviar por uma cegonha.

Confirme a data de mudança e a hora de chegada com os descarregadores

Vários dias antes da mudança, certifique-se de confirmar a data da mudança e a hora de chegada com a sua empresa de mudanças. Há boas chances de que a empresa de mudanças ligue para confirmar os detalhes com você pelo menos uma semana antes da mudança. Independentemente disso, recomendamos o acompanhamento naquela semana para garantir que os transportadores cheguem ao endereço correto na data correta da mudança. No mínimo, isso deve lhe dar paz de espírito e tornará a mudança menos estressante.

Leve os itens essenciais com você

A mudança de longa distância significa que você não receber seus pertences por pelo menos uma semana após a mudança. Recomendamos fazer uma mala com pelo menos uma semana de itens essenciais. Isso deve incluir roupas, sapatos, produtos de higiene, um kit de primeiros socorros e lanche.

Mudança residencial: Erros que o planejamento pode ajudar a evitar

Sim, dissemos planejamento. Nenhuma mudança doméstica acontecerá com 100% de êxito sem um planejamento. Como uma empresa de mudanças profissional, temos interesse em garantir que sua mudança seja realizada com sucesso e reconhecemos que o planejamento é um componente crucial.

E se você decidiu não contratar uma empresa de mudanças para realização do serviço completo? Nesse caso, o planejamento se torna ainda mais importante. Quanto mais preparado você estiver, não apenas para tudo o que deve acontecer, mas também para algumas coisas que não deveriam acontecer, mas poderiam acontecer, melhor será sua mudança. Então, vamos dizer de novo: planejamento.

Erros que o planejamento pode ajudá-lo a evitar

Tentar fazer muito sozinho

Salve sua sanidade! A menos que você seja o Super-Homem ou a Mulher Maravilha, não pode fazer tudo sozinho. Peça ajuda a amigos e parentes. Deixe as crianças embalarem suas coisas em seus quartos. Embale seus pertences, coloque as etiquetas de identificação, separe tudo por ambiente. Contrate uma empresa de mudanças profissional para carregar, despachar e descarregar – ou qualquer outra coisa que você não tenha tempo, know-how ou disposição para fazer isso pessoalmente.

Deixar tudo para última hora

Toda a mudança é feita em etapas.  Por exemplo, existem cronogramas para encerramentos dos serviços (gás, eletricidade, telefone e assim por diante) em seu endereço atual e ativá-los em seu novo endereço antes de você chegar. Devem ser feitos arranjos especiais e deve-se cuidar do tempo para embalar e despachar itens grandes ou muito valiosos. Quando a empresa de mudança chega é importante que tudo o que precisa ser feito esteja pronto, para que tudo continue dentro do cronograma. Atrasos podem custar caro – e não apenas dinheiro. Correr no último minuto é uma boa maneira de garantir que as coisas sejam perdidas ou deixadas para trás, ou ainda danificadas.

Não separar a documentos importantes

É importante separar documentos de identificação, documentos exigidos para o deslocamento da mudança em um local de fácil acesso, para evitar atrasos conforme necessidades no decorrer do processo. Vale também manter o contrato com a empresa de mudanças à mão caso tenha dúvidas sobre algum serviço que seja necessário e por ventura não tenha sido contratado.

Siga o conselho acima, comece a planejar com antecedência e você descobrirá que a mudança para sua casa tem toda a aventura que você esperava – e nenhum trauma que você temia.

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Desde 1982 satisfazemos nossos clientes realizando mudanças com segurança e agilidade, consequentemente nos tornamos referência!

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