Entenda as diferenças destas modalidades de mudanças e veja as vantagens e desvantagens de cada uma.
Ao entregarmos bens/patrimônio em confiança a terceiros sempre gera pelo menos um pouquinho de insegurança, principalmente em mudanças de longa distância, como no caso de mudanças interestaduais. É por esta razão que sempre se recomenda buscarmos referências e conhecer bem os serviços oferecidos pelas transportadoras e identificar a capacidade de êxito na entrega do que é contratado. Escolher uma empresa eficiente e com reconhecimento na sua área de atuação é o mais importante.
No setor de logística temos algumas diferentes modalidades para atender variadas demandas do mercado, sejam domésticas, comerciais, corporativas ou industriais.
Vamos explicar nesse artigo o que é mudança exclusiva, também chamada de mudança dedicada, e sobre mudança compartilhada ou fracionada.
Mudança Exclusiva ou Dedicada – O que é e como funciona
A mudança exclusiva é aquela em que a transportadora é contratada por um único cliente para dedicação exclusiva a sua mudança. Nesta modalidade a ocupação do caminhão é disponibilizada ao cliente e o deslocamento tem como destino direto o endereço indicado pelo contratante para descarregamento da mudança.
Mudança Compartilhada ou Fracionada
Esta modalidade de mudanças acontece dentro do que chamamos de sistema de aproveitamento, no qual a transportadora pode ocupar o espaço do caminhão com cargas de diferentes clientes que tenham como destino localidade próxima ou de fácil parada no trajeto.
Vantagens de mudanças compartilhas e dedicadas
Entre as vantagens da mudança dedicada podemos citar o prazo de entrega pré-definido, acontece dentro do planejado e necessidade do cliente. O valor acertado é definitivo, sem adicionais e todo o serviço é dedicado ao contratante, mais cuidado e menos chance de imprevistos ou avarias.
Já no caso da mudança compartilhada entre as maiores vantagens temos a possibilidade de dividir o valor do frete com outros embarcadores, o que beneficia a todos, clientes e transportadoras. É ideal para envio de pequenas e diversificadas cargas para longas distâncias, com maior abrangência territorial para entregas e uma importante questão, a sustentabilidade por conta da otimização da rota e aproveitamento do caminhão.
Desvantagens das mudanças dedicadas e compartilhadas
Podemos citar como desvantagem da mudança exclusiva ou dedicada o custo, pois quanto mais longe, mais onerosa se tornará a logística. Em mudanças compartilhadas destacamos com desvantagem a questão de tempo para entrega, o cliente deverá ter mais flexibilidade de prazo para receber sua carga e também não toda a atenção voltada para seus objetos no trajeto, mas claro, o que não quer dizer, que não terá um bom serviço. As transportadoras que prestam este trabalho já possuem experiência e atuam com metodologias para executar todas as etapas.