Quanto mais tempo você vive em uma casa, mais tende a acumular coisas sem perceber o que já possui. Um inventário doméstico, que pode levar de algumas horas a um dia inteiro, dependendo de quão minucioso você deseja ser, é uma ótima maneira de controlar seus pertences, oferecendo benefícios úteis que vão muito além de apenas ter uma contabilidade básica.
Se você tem algum tempo disponível, coloque-o em prática realizando um inventário doméstico atualizado e preciso. Esse processo simples não exige muito e, mais tarde, economizará muito tempo se ocorrer algum imprevisto com prejuízos na sua mudança.
Então, por que um inventário doméstico é tão importante? Abaixo, vamos descrever o propósito por trás de um inventário doméstico abrangente, além de dicas sobre como fazer isso da maneira certa.
O que é um inventário doméstico?
Um inventário doméstico é simplesmente uma lista completa de todos os itens que você possui em sua casa. Isso inclui itens valiosos como móveis, eletrônicos e joias, bem como itens essenciais, como roupas e lençóis. A ideia é ter um detalhamento total do que você possui para que tenha um ponto de referência rápido quando e se for necessário, especialmente quando você estiver se mudando.
Mudança: Ao contratar uma empresa de mudanças, você precisará fornecer um inventário o mais preciso possível de seus pertences, para que seus transportadores possam fornecer uma cotação e garantir que enviem o caminhão de tamanho certo e o número adequado de funcionários. Embora muitas empresas de mudanças façam um inventário geral por conta própria (pessoalmente ou virtualmente), ter um inventário doméstico acessível pode economizar muito tempo nas duas pontas.
Como fazer um inventário doméstico
Para fazer o inventário da sua casa, você precisará percorrer cômodo por cômodo da sua casa e registrar cada item, bem como sua descrição geral e valor estimado. Conforme você avança, reúna todos os recibos, contratos de compra ou outra documentação que possa ajudá-lo com suas avaliações de estoque e armazene esses documentos para que você tenha tudo de que precisa caso tenha de fazer uma reclamação.
As imagens também são benéficas, então tire fotos de seus pertences e armazene-as em um arquivo designado que você pode acessar facilmente mais tarde, se necessário. Em particular, certifique-se de tirar fotos de seus itens de alto valor, uma vez que o reembolso será baseado em parte na condição deles.
Dicas para fazer seu inventário
Mesmo com as ferramentas ou modelos certos, um inventário doméstico pode ser um processo complicado para começar, especialmente se você mora na mesma casa por muitos anos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar.
Comece com as coisas grandes: Começar com itens maiores o ajudará a fazer um bom progresso desde o início, para que fique motivado para continuar. E embora o valor nem sempre esteja diretamente relacionado ao tamanho (caso em questão, joias, telefones celulares e outros bens pequenos, mas altamente valiosos), é provável que muitos dos itens caros em sua casa também sejam grandes em estatura. Então, conforme você avança de cômodo em cômodo, inventarie as coisas grandes primeiro e depois vá para os itens pequenos em gavetas e armários.
Faça cópias: Um inventário doméstico não será muito útil se for destruído, perdido ou se tornar inacessível. Para cobrir o máximo de bases possível, mantenha várias cópias de seu inventário, incluindo uma cópia digital e uma em papel.
Atualizar e revisar: Já mencionamos que é importante que você atualize seu inventário doméstico com novos itens à medida que os obtém. Além disso, você também deseja revisar sua lista de inventário doméstico para remover todos os itens que não possui mais. Se você vender algo ou atualizá-la com algo novo, certifique-se de que ela não esteja mais registrada em seu inventário.
Não se esqueça dos documentos: Documentos importantes não têm necessariamente um valor de etiqueta de preço, mas isso não significa que você não deve registrá-los. Liste e descreva tudo, desde certidões de casamento a títulos, tirando imagens para referência futura. Certifique-se de anotar na descrição onde esses itens são armazenados, caso você tenha dificuldade para encontrar algo de que precisa. A propriedade de uma casa implica muitas responsabilidades, e isso inclui a manutenção de um inventário preciso.